Alongue-se!

Alongue-se!

exemplos-de-alongamentos-necessarios

Por Mary Ribeiro

Vocês sabem da importância do alongamento para a saúde? Muita gente sabe, mas poucas pessoas realmente dão a devida atenção a esse tipo de exercício.

A correria do dia a dia, o trabalho, estresse e a má postura são vilãs para a nossa saúde. Todos esses fatores influenciam diretamente em nossa estrutura óssea, deixando nossos músculos super tensos e encurtados.

Além disso, com o passar dos anos, nossos músculos tendem a ficar mais encurtados ainda e muitos problemas posturais podem ser prevenidos ou amenizados com alongamentos.

Os alongamentos também podem ser feitos antes e durante a atividade física. Antes do exercício, ele pode ser mais rápido e cada postura pode ser mantida por 5 segundos, feito após o aquecimento. Mas no final do treino, um belo alongamento pode ser feito, mantendo cada posição por 30 a 60 segundos. Relaxa e previne dores musculares no dia seguinte.

Olhem só os benefícios do alongamento:

– Melhora a circulação sanguínea;

– Previne lesões e o encurtamento muscular;

– Alivia dores e previne doenças osteomusculoarticulares;

– Melhora a postura corporal;

– Reduz a tensão muscular;

– Auxilia na liberação dos movimentos bloqueados pelas tensões emocionais;

– Aumenta a consciência corporal;

– Diminuição das dores musculares após o treino;

Olha essa curiosidade: Tem um grupo muscular que é mais famoso quando falamos em encurtamento. Ele é grande e bastante exigido no nosso dia a dia, porém, como passamos muito tempo sentados, ele fica na posição de encurtamento e pode trazer dores em outras regiões do corpo. São os isquiotibiais, esse grupo muscular localizado na parte posterior da coxa. Aquele mesmo que dói tanto quando alongamos, sabem? Atenção nele e alongamento já!

O legal é que os exercícios de alongamento podem ser feitos em qualquer horário e lugar. Posso fazer duas vezes por dia? Pode sim! Você só tem a ganhar!

Todos os músculos do corpo podem ser alongados! Todas as regiões! Pescoço, punhos, pés, panturrilhas, mãos, ombros, coxa, coluna, sem esquecer de nada.

Aproveite esse momento para relaxar. Respire fundo durante os exercícios e tire as preocupações da cabeça por esses minutinhos. Pense em coisas boas e aproveite  o momento para dar uma pausa no seu dia.

Com o passar do tempo vocês perceberão a evolução e vão sentir a musculatura mais relaxada. Sabiam que até a barriga diminui?

Hoje em dia já temos muitas aulas específicas que trabalham o alongamento, como Pilates,  Yoga, balé, entre outros métodos. Mas a gente também pode fazer o básico em qualquer lugar. É fácil, rápido e a nossa saúde agradece.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.