Acesso aos serviços digitais de trânsito estão facilitados em MG

Acesso aos serviços digitais de trânsito estão facilitados em MG

Jornadas do Cidadão reorganizam mais de 200 serviços no portal Trânsito.mg para tornar a navegação mais simples e intuitiva, com foco na experiência do usuário

Foto: Seplag/Divulgação

O Governo de Minas está facilitando o acesso do cidadão aos serviços digitais de trânsito. Nesta quarta-feira (15/10), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) lançou as Jornadas do Cidadão, que reorganizaram os mais de 200 serviços disponíveis no Portal de Trânsito de Minas Gerais, com o objetivo de simplificar o acesso e tornar a experiência mais intuitiva para todos os usuários.

As Jornadas do Cidadão foram desenhadas pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG), da Seplag-MG, organizando os serviços de forma lógica e centrada no usuário.

Essa organização permite que cidadãos e empresas encontrem facilmente as funcionalidades de acordo com suas necessidades e etapas desejadas, sem precisar compreender a estrutura interna da CET-MG.

Todos os serviços foram revisados para garantir informações atualizadas, linguagem simples e clara, tornando o acesso mais inclusivo para pessoas com diferentes níveis de escolaridade, familiaridade digital ou conhecimento prévio sobre trânsito.

Jornadas

Ao acessar o Portal de Trânsito, o cidadão encontrará os mais de 200 serviços organizados a partir das Jornadas do Cidadão, sendo nove jornadas relacionadas a veículos, seis a infrações, sete a habilitação e cinco sobre educação no trânsito.

O primeiro nível representa a divisão inicial da jornada, indicando o caminho principal dentro do processo, como “Transferir propriedade de veículo – Comprador”. O segundo nível apresenta as opções disponíveis após o primeiro clique, separando condições específicas da demanda do usuário, como “Veículo novo”. Já os demais níveis surgem conforme a necessidade de detalhamento, permitindo ao cidadão chegar à página do serviço desejado, como “Veículo não está emplacado” ou “Veículo emplacado”.

Essa abordagem facilita o entendimento do caminho a ser seguido e diminui erros no envio de documentos, além de retrabalho e necessidade de atendimento presencial para dúvidas básicas. Além disso, a utilização de linguagem simples promove inclusão e acessibilidade, ampliando o acesso a diferentes perfis de usuários.

Atualmente, 85% das etapas dos serviços de trânsito são digitais, permitindo que a maioria das demandas dos cidadãos seja resolvida on-line, com redução de deslocamentos, custos e tempo de atendimento.

(Fonte: Agência Minas Gerais)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.