Jorge Arcanjo será o homem forte de Pimentel no Mucuri. Daniel Sucupira, em Teófilo Otoni

Jorge Arcanjo será o homem forte de Pimentel no Mucuri. Daniel Sucupira, em Teófilo Otoni

Por David Ribeiro Jr.

Duas pessoas ligadas à campanha do PT nas últimas eleições estão sendo monitoradas de perto pela futura equipe de governo de Fernando Pimentel. São elas: o consultor político Jorge Arcanjo e o vereador Daniel Sucupira. Já há quem diga, inclusive, que eles serão os homens fortes de Pimentel, sendo Jorge na região do Vale do Mucuri como um todo, e Daniel mais especificamente em Teófilo Otoni.

As informações preliminares dão contas até de que Jorge Arcanjo poderá assumir como assessor especial do governador possivelmente lotado na Copasa, mais ou menos como ocorria com o falecido Paulo Viana. E assim como estava Paulo Viana para o então governador Aécio Neves, deverá estar Jorge Arcanjo para Pimentel, sendo os olhos e os ouvidos do governador na região. Caberá a Jorge emitir relatórios periódicos da situação política em toda a região para o governador e sua equipe de governo.

Já Daniel Sucupira deve receber um pouco mais de apoio do governo, mas não em forma de cargos, e sim em forma de suporte para que seja candidato à Prefeitura de Teófilo Otoni. … E você não leu errado. Se a convenção fosse hoje, Daniel Sucupira seria, sim, o candidato do PT à sucessão de Getúlio Neiva.

O consultor político Jorge Arcanjo e o vereador Daniel Sucupira devem ser os nomes fortes do governo de Pimentel em Teófilo Otoni e no Vale do Mucuri
O consultor político Jorge Arcanjo e o vereador Daniel Sucupira devem ser os nomes fortes do governo de Pimentel em Teófilo Otoni e no Vale do Mucuri

É claro que esta não é uma situação definitiva. Ainda há muita água para passar por debaixo da ponte, e há muitos nomes na disputa pela vaga de candidato a prefeito apoiado pelo Governo do Estado. Podemos citar, por exemplo, Adail Jaques Prates, médico, ex-vereador, um sujeito simpático e carismático, e que é irmão do deputado federal Ademir Camilo; Não podemos omitir o nome de Thalles Contão nesta lista, o bombeiro da vez, que tem sido incumbido da difícil missão de apagar os incêndios provocados por alguns petistas aloprados que defendem um rompimento definitivo entre Estado e município de Teófilo Otoni — como se isto fosse possível! — por causa da postura política de Getúlio Neiva; e há também, claro!, o nome do empresário Ricardo da Emex, que obteve quase 30 mil votos na campanha de 2012, disputando com ninguém menos que Getúlio Neiva, e sem o apoio integral da então prefeita Maria José. … Sem falar em outros nomes que aparecem, porém sem a mesma projeção. Agora é só dar tempo ao tempo e ver qual destes nomes acertará mais daqui para frente, quem errará menos, quem fará menos besteiras e quem será mais eficiente para estar à frente nas pesquisas de intenção de voto.

A questão é a seguinte: muita gente aqui na cidade terá um bom trânsito no Governo Estadual. Isso é lógico! Entre esses nomes podemos citar os deputado federais Ademir e Fabinho, que apoiaram Pimentel, a ex-prefeita Maria José, o vereador Thalles Contão, o ex-vereador Pio de Castro, o Padre Giovanni, e muitos outros. Porém, entre ter acesso e trânsito a ter espaço e interlocução há uma enorme distância e diferença. Um exemplo: o governador não vai negar um favor a um deputado, de quem precisa pelas mais diferentes razões. E pode negar este mesmo favor a Jorge Arcanjo, também pelas mais diferentes razões. Porém, na hora de pedir um conselho, e não tenha dúvida quanto a isso, o governador preferirá ouvir… Jorge Arcanjo.

Já a situação de Daniel é um pouco diferente. Ele é jovem e um tanto quanto… afoito. Mas é producente no sentido de partir para o combate. Daniel teve a coragem de se expor na campanha do segundo turno, mesmo quando alguns acreditavam que Aécio Neves seria majoritário na cidade, e ajudou a dar uma vitória folgada para Dilma. E, mais do que isso: Daniel mostrou votos na urna ao se candidatar a deputado. E todo mundo de bom senso sabe que, em se tratando de Política, há três importantes moedas de troca: 1 – dinheiro, que ajuda a “subsidiar” campanhas caras; 2 – mandato, para dar suporte à candidaturas novas e futuras; e 3 – votos, que é o que todo político precisa, na prática, para se eleger.

Quem viver, verá!



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.