Manifesto em defesa da PETROBRAS se transforma em pancadaria com petistas agredindo manifestantes antiDilma

Manifesto em defesa da PETROBRAS se transforma em pancadaria com petistas agredindo manifestantes antiDilma

Por David Ribeiro Jr.

Na terça-feira, 24, foi promovido pela CUT, movimentos sindicais e outras entidades de viés de esquerda, a maioria atrelada ao Partido dos Trabalhadores, uma manifestação intitulada “em defesa da PETROBRAS” que contou com o ex-presidente Lula como principal orador. Um detalhe interessante foi o local escolhido para o evento: em frente à Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A intenção dos organizadores era dar legitimidade ao movimento. ‘Se a imprensa tem direito à liberdade de expressão, e pode falar mal da PETROBRAS, os que defendem à PETROBRAS’, na visão dos organizadores, ‘também têm o direito sagrado de se manifestarem defendendo a estatal’, o que é lógico e evidente.

O que eu, particularmente, não consigo compreender, é a base para se afirmar que alguém está falando mal da PETROBRAS. Eu não estou. A VEJA não está. A ISTOÉ não está. A GLOBO não está. … A verdade é que ninguém está falando mal da PETROBRAS coisa nenhuma. O que todos nós que produzimos informação estamos criticando é a ousadia de uma perigosa quadrilha que, sob a proteção do Partido dos Trabalhadores, ao qual é filiado o ex-presidente Lula, e também a atual presidente Dilma Roussef, se instalou na estatal para dali desviar enormes quantias que eram entregues à figuras do PT para o financiamento de suas caras campanhas. Ou seja: o que estamos denunciando é a CORRUPÇÃO. Acontece que a PETROBRAS não é corrupção. Ela, a estatal, está é sendo vítima da corrupção, e é isso que estamos todos criticando. Na verdade todos nós da imprensa é que estamos defendendo a PETROBRAS, uma vez que a corrupção ali se instalou na estatal quando o ex-presidente Lula governava o país, e a atual presidente Dilma era a presidente do Conselho de Administração da mesma Petrobras.

Convenhamos, essa gente não tem legitimidade para dizer que estão “em defesa da PETROBRAS”. Defendendo de quem, afinal? Deles mesmos?

Portanto, além da manifestação desta terça-feira nada mais ser do que uma cortina de fumaça para desviar a atenção dos verdadeiros culpados pela corrupção na PETROBRAS, acabou se tornando, também, uma demonstração clara e inequívoca do caráter autoritário do PT e seus comandados. Veja, a seguir, em vermelho, nota publicada pelo jornal O GLOBO:

Militantes petistas e um grupo que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff se enfrentaram nesta terça-feira na porta da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio, onde ocorre um ato intitulado “em defesa da Petrobras”.

Inicialmente, houve xingamentos e dedo em riste, e foram rasgadas bandeiras do PT e do grupo rival, chamado “Liberdade Anticorrupção”. Em seguida, os militantes partiram para a briga física, e houve troca de socos entre os dois lados.

Pelo menos um militante ficou com a mão ferida por causa da briga. Um policial chegou a pegar um vidro de spray de pimenta, mas não jogou nos manifestantes. Pessoas que passavam pelo local também se juntaram aos que protestaram contra o PT.

Os que se opunham ao ato gritaram “Fora, Dilma” e os petistas chamaram os adversários de “golpistas” e “coxinhas”. O evento, organizado por petroleiros e centrais sindicais, teve a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Detalhe importante: lendo a nota, à primeira vista parece até que os dois grupos que se enfrentaram estavam em plenas condições de igualdade. Mas não estavam. Segundo a Polícia Militar, os manifestantes petistas, com camisetas vermelhas e tudo mais, estavam em número de aproximadamente 200 pessoas. Os manifestantes antiDilma, mesmo depois da adesão de populares, estavam em número de aproximadamente 15 pessoas. As imagens que passo a exibir a seguir falam por si só:

pancadaria petista 5 pancadaria petista 3 pancadaria petista 2 pancadaria petista 1pancadaria petista 4Se a situação foi como mostram a fotos — e foi —, por que, então, a Polícia não agiu? Simples: porque sabe que tocar em manifestantes petistas é ponta de aterro. Eles, os petistas, têm costas largas. Pôr a mão em gente assim, ainda mais numa manifestação que contava com a presença do Lula, é pepino para qualquer policial, mesmo que ele só esteja fazendo o seu trabalho.

Se você, leitor(a) sair procurando na internet, não vai encontrar nenhuma foto dos manifestantes petistas apanhando, nem mesmo no site do PT ou das entidades pseudo-organizadoras do movimento. Há, sim, muitos textos em blogs financiados com dinheiro público que tentam fazer parecer que os petistas é que foram as vítimas. Mas a própria Polícia apurou o contrário, que foram os petistas que, literalmente, partiram para o ataque. É fácil agir assim quando se está em vantagem numérica de 200 para 15. O que esses trogloditas não sabem é que estão sendo apenas massa de manobra de um governo corrupto e que duvida da inteligência do povo brasileiro.

E, para piorar a situação, enquanto o ex-presidente Lula fazia o seu discurso, dizendo que há uma conspiração golpista para difamar a PETROBRAS, a agência internacional de avaliação de risco Moody’s, uma das mais sérias e mais respeitadas do mundo, diminuía a sua nota de avaliação da PETROBRAS, desclassificando-a de empresa viável para investimento e classificando os investimentos na empresa, neste momento, como especulativos. Ou seja: pode-se ganhar investindo na PETROBRAS, mas pode-se perder também. Há até mais chance de perder do que de ganhar. Em outras palavras, para a Moody’s, que, reitero, é uma agência séria, investir na PETROBRAS neste momento é, literalmente, uma irresponsabilidade por parte de qualquer investidor. Leia mais aqui.

E agora, Lula? Vai chamar a Moody’s de golpista também?



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.