
O livro “Como dizer NÃO à DEPRESSÃO”, do editor-executivo do MINAS REPÓRTER, David Ribeiro Jr., acaba de conquistar um diferencial que já o projeta de forma promissora no mercado editorial: Nota 8.8 de 10 em um estudo comparativo com milhares de outros livros do segmento de inteligência emocional.
A pesquisa técnica foi encomendada pela Rumo 7, que é o selo editorial responsável pela publicação da obra.
Desenvolvimento da Análise
O estudo foi feito através de uma conceituada plataforma que usou de modernas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para comparar o livro “Como Dizer Não à DEPRESSÃO” com milhares de outros títulos que abordam a mesma temática — desde autores festejados mundialmente, até nomes praticamente desconhecidos.
A avaliação que foi feita comparou o livro de David Ribeiro Jr. levando-se em consideração 4 (quatro) categorias de análise: 1) Estrutura Narrativa, 2) Clareza Didática, 3) Impacto Emocional, e 4) Tom Universal do Texto.
Resultado Impressionante
Para se ter uma ideia da magnitude da nota obtida pelo livro de Ribeiro Jr., alguns dos maiores bestsellers mundiais de inteligência emocional e autoajuda — obras que figuram entre os mais vendidos em livrarias internacionais — costumam alcançar nota média de 8,5, embora haja, evidentemente, alguns pouquíssimos que alcancem até 10.
No Brasil, a média dos livros do gênero não passa de “nota 6”. Outro dado importante é que a maioria absoluta dos ebooks independentes (livros digitais) que circulam sobre o tema na internet, especialmente aqueles baseados em testemunhos pessoais, raramente ultrapassa nota 3.5.
Distribuição das notas por categorias:
O estudo avaliou o livro em diferentes dimensões editoriais:
Estrutura narrativa: 9/10.
Clareza didática: 8,5/10.
Impacto emocional: 9/10.
Tom universal do Texto: 9/10.
A média ponderada resultou em 8.875/10. A Editora Rumo 7 poderia, matematicamente, divulgar o resultado arredondando para cima, e dizendo ter obtido nota 8.9/10. Estaria absolutamente correto. Contudo, de forma prudente e coerente, preferiu arredondar para baixo e está anunciando 8.8, mesmo assim um desempenho que coloca o livro “Como dizer NÃO à DEPRESSÃO” em patamar de destaque não apenas no Brasil, mas também em comparação com referências internacionais do segmento.
O que isso significa
O número não é apenas estatístico. Essa nota evidencia que o livro de David Ribeiro Jr. promete impactar profundamente a vida de quem o lê. A combinação de narrativa confessional, linguagem acessível e coragem para abordar temas delicados (traumas emocionais que produzem ou que resultaram de dívidas financeiras, relacionamentos rompidos, passando, ainda, por vício em álcool, drogas, pornografia, e consumo excessivo de ficção como gatilhos emocionais para a manifestação da doença) confere ao texto uma força rara no mercado editorial.
Abordagem e conteúdo
Enquanto muitos títulos do gênero se limitam a conselhos superficiais ou relatos pessoais pouco estruturados, “Como dizer NÃO à DEPRESSÃO” se destaca como uma obra digna do pensamento estoico moderno. O livro apresenta progressão lógica e um protocolo de cura e libertação desenvolvido em 7 (sete) lições que equilibram inteligência emocional, neurociência, psicoterapia e espiritualidade, além de um fechamento incisivo e memorável em seu epílogo.
Em seu texto, David optou por não seguir o caminho mais fácil, o caminho da repetição de frases de efeito e bordões de autoajuda. Usando de métodos estoicos, começa envolvendo o leitor na narrativa, apresentando histórias reais, inclusive a sua própria, e o leitor se percebe em um bate-papo com o autor, prendendo a atenção da primeira à última página. Em alguns momentos é quase impossível não derramar lágrimas de emoção diante do que se está lendo.
Ao longo de todo o livro o leitor é conduzido por uma jornada de autoconhecimento para identificar os traumas, principalmente os inconscientes, que aprisionam as pessoas em um ciclo de dor e depressão. E tão importante quanto encarar a dor é executar o protocolo contido nas lições para se alcançar a cura.
Repercussão
Com uma avaliação acima da média mundial e muito superior ao padrão brasileiro, o livro se posiciona como uma obra capaz de dialogar com diferentes públicos: leitores que já têm a doença (depressão) instalada — moderada ou intensa —, leitores que querem ajudar familiares e amigos doentes, além de também ser voltado a quem busca espiritualidade, conselhos práticos, e até aqueles que desejam compreender a depressão sob uma ótica mais humana e acessível.
Reação do Autor à Nota
Diante do resultado do estudo, David Ribeiro Jr. se disse pego de surpresa: “Quando vi o relatório da análise comparativa, não sabia se sorria, se chorava, se pulava, se abraçava a equipe… enfim, foi uma emoção para a qual eu confesso que não estava preparado. Só posso dizer que agradeço a Deus por ter me apoiado na jornada que resultou na publicação deste livro, e peço a Ele que me dê discernimento para criar estratégias que oportunizem o livro chegar ao maior número possível de pessoas que precisam de ajuda. Como eu já havia dito antes, meu objetivo é que este livro seja um abraço para quem sofre em silêncio. Sou um servo do Reino, e estou aqui para ajudar pessoas a se curarem dessa doença mortal”.

Curiosamente, embora fale muito da sua fé, e trabalhe o livro com uma abordagem bastante espiritual, o livro de David não é religioso nem abarca nenhum pensamento sectário denominacional. Ele fala de espiritualidade de forma ampla e envolvente, o que torna a obra muito acessível até para quem não tem nenhuma fé.
Transformação
A nota 8.8 de 10 não apenas coloca o livro de David Ribeiro Jr. em posição de destaque editorial, mas também sinaliza que estamos diante de uma obra com potencial real de transformar vidas, algo que poucos títulos conseguem alcançar.
Esperamos e desejamos que muitas pessoas sejam, de fato salvas com a ajuda desse texto!
O livro digital “Como dizer NÃO à DEPRESSÃO” pode ser obtido clicando neste LINK.
………………………………………….
Leia também:
“Um abraço para quem sofre em silêncio”. David Ribeiro Jr. lança livro sobre a cura da depressão






