
O 2º Simpósio sobre TDAH do Leste de Minas já está batendo à porta. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de agosto no Campus II da Univale, em Governador Valadares, reunindo profissionais da saúde, educação e comunicação.
O evento multiprofissional tem como objetivo discutir e compreender subtemas que envolvem o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com o tema central “TDAH e a Interseção entre a Saúde, Educação, Comunicação e Direito: Estratégias para Promoção do Bem-Estar”.

A expectativa é receber cerca de 400 pessoas para o evento. Inscritos de toda a região já garantiram presença vindo de Ipatinga, Caratinga, Virgolândia, Teófilo Otoni e Valadares, entre outras cidades. As inscrições estão abertas já no último lote e podem ser feitas no site Even3, até o dia 5 de agosto. Confira os temas das palestras:
8/Agosto
Abrindo a programação, a psicóloga Iane Kestelman, presidente da ABDA, conduz a conferência de abertura com o tema “A Via-Crúcis da Caminhada do TDAH no Brasil: Desafios, Avanços e Perspectivas”, trazendo uma análise histórica e atual sobre o percurso do reconhecimento do transtorno no País, suas barreiras institucionais e os caminhos que ainda precisam ser percorridos.

Em seguida, o psiquiatra Rodrigo Borghi apresenta a palestra “O TDAH fora da caixa, o papel dos psicoestimulantes nas características associadas”, discutindo o impacto dos medicamentos na regulação emocional de adultos com TDAH e a crescente presença do transtorno nas redes sociais. O painel aborda, também, a importância de se reconhecer manifestações menos tradicionais da condição, ampliando o olhar clínico para além dos sintomas clássicos.

Na sequência, fechando o primeiro dia do evento, o psicólogo Leonardo Sandro Vieira compartilha os resultados de uma pesquisa inédita na palestra com o tema “O impacto do TDAH nas relações conjugais: explorando estratégias para lidar com os desafios do casamento e a convivência”. A apresentação aborda os prejuízos emocionais, padrões de comunicação disfuncionais, tendência à culpa e caminhos para uma convivência saudável, mesmo diante dos desafios trazidos pelo transtorno.

9/Agosto
Abrindo o segundo dia do Simpósio, a psicóloga e pedagoga Juliana Júdice oferece estratégias práticas em sua palestra “Estratégias educacionais para otimizar o aprendizado de pessoas com TDAH”, ressaltando técnicas como estímulos emocionais, toque físico, gestão do tempo, valorização de esforços e check-ins como ferramentas para tornar o processo educacional mais eficaz e acolhedor.

Na sequência a jornalista Valéria Alves, vai falar sobre “O papel da mídia na desinformação do TDAH e como a Comunicação Violenta impacta o paciente no dia a dia”, abordando a dificuldade enfrentada para obter informações, já que nas redes o caminho é desinformar, e, no dia a dia, muitas vezes a comunicação é tão violenta que o cansaço leva pacientes a crises e familiares a um cansaço que faz pensar em desistir.

O neurologista Matheus Nader apresenta a palestra “Aspectos neurocientíficos do TDAH: avanços no diagnóstico e tratamento”, explicando como o neurodesenvolvimento influencia o surgimento do transtorno, as formas de diagnóstico em diferentes faixas etárias e os critérios para diferenciá-lo de outras condições neurológicas. A abordagem também destaca os tratamentos disponíveis e os recentes avanços na área.

Fechando o evento, o psiquiatra Dr. Francis Silveira aborda a relação entre o transtorno e comportamentos de risco, “A relação entre TDAH e condutas de risco — com enfoque na psiquiatria forense”. O especialista detalha como impulsividade, comorbidades e invisibilidade do TDAH no sistema judiciário afetam diretamente os pacientes, defendendo a importância de diagnósticos precoces, avaliações psiquiátricas detalhadas e maior conscientização entre os operadores do direito.
Motivação
O 2º Simpósio sobre TDAH do Leste de Minas é uma oportunidade para ouvir de fontes seguras o que tem de mais novo na compreensão do Transtorno e o impacto na vida das pessoas que possuem esta condição e ainda não estão sendo tratadas. “A ideia é oportunizar o compartilhamento de informação por profissionais especializados que estão estudando os assuntos seja numa pós-graduação, especializações, mestrado ou doutorado e colocando em prática na clínica, sem precisar sair da região”, afirma o psiquiatra Francis Silveira, um dos idealizadores do evento.
A inscrição dá acesso a todas as oito palestras e a um certificado.
Link para se inscrever e conferir a programação completa: https://www.even3.com.br/ii-simposio-sobre-tdah-do-leste-de-minas-563011/
