Representando MG, secretário de Fazenda participa de reunião sobre reforma tributária, em Brasília

Representando MG, secretário de Fazenda participa de reunião sobre reforma tributária, em Brasília

Encontro teve como objetivo buscar um consenso sobre as divergências em relação à proposta

Foto: José Cruz – Agência Brasil

Governadores, vice-governadores e secretários de Fazenda participaram, na manhã desta quinta-feira (22/6), de uma reunião com o presidente da Câmara do Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O encontro aconteceu na residência oficial de Lira, em Brasília, com a presença do secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa, e teve como objetivo buscar consenso sobre as divergências em relação à proposta de reforma tributária.

O formato e o valor do Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR), a ser criado para compensar os estados pela perda de arrecadação durante a transição das novas regras, foram debatidos pelos políticos e técnicos presentes no encontro, que contou ainda com as presenças do secretário extraordinário do Ministério da Fazenda, Bernard Appy; do secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas; e do relator da proposta da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Representando o governador Romeu Zema, o secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa, ressaltou que o valor do FDR ainda não foi estabelecido. “Os estados reivindicam um repasse total de R$ 75 bilhões até 2029, mas, no entendimento da União, esse valor deve ser menor. Estamos em busca de uma definição que seja bom para todos”, concluiu Barbosa.

Após a reunião, Arthur Lira afirmou que a apresentação do texto da reforma tributária seria feita ainda nesta quinta-feira. “O texto que será disponibilizado não necessariamente será aquele a ser votado”, explicou Lira, que pretende colocar a proposta em votação até o próximo dia 7/7.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.