Quatro novos nomes são apontados como pré-candidatos a deputado estadual no Nordeste de Minas

Quatro novos nomes são apontados como pré-candidatos a deputado estadual no Nordeste de Minas

Por David Ribeiro Jr.

No domingo, 23 de abril, publiquei aqui no minasreporter.com um editorial sobre quem são os pré-candidatos ao cargo de deputado estadual em 2018 no Nordeste de Minas (leia aqui). Como expliquei naquele texto, o rol de nomes apresentados era uma lista inicial — e não oficial — com base em informações públicas de pessoas que já haviam deixado claro em diferentes ocasiões o seu interesse em disputar — e que tinham, ou que têm, de fato, condições de entrarem numa disputa com alguma chance de vitória.

É claro que em política as coisas mudam com a mesma velocidade do vento, e o que parece ser uma realidade imutável hoje pode não ser mais tão imutável amanhã. E, do mesmo modo, nomes que hoje acreditamos que não têm nenhuma chance podem se mostrar os grandes vencedores de amanhã. Em política “quase” tudo é possível. E, por isso mesmo, na hora de divulgar quem serão os nossos candidatos em 2018, faz-se importante e necessário lembrar uma frase que aprendi com o grande professor e advogado Clayton Allan de Almeida Maciel: “cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”.

Só para lembrar, os nomes enumerados no texto de abril foram os seguintes:

Por Teófilo Otoni:

Neilando Pimenta;
Jorge Arcanjo;
Roberto Marcos.

Por toda a região:

Dr. Jean Freire;
Gustavo Santana;
Raydan Lott.

Depois da publicação, muitos outros nomes foram remetidos à redação do minasreporter.com contestando a lista inicial. A maioria das contestações, como é de se imaginar, dizia respeito à ausência de alguns nomes que em todas as campanhas se apresentam como candidatos, ou como pré-candidatos, mas que nunca efetivam a sua candidatura em convenção. E isso pelas mais adversas e diferentes razões — a maior delas é que esses tais candidatos não passam de oportunistas tentando ganhar uma graninha vendendo suas tão importantes candidaturas para outros nomes com maior potencial. Eu tenho certeza que você já viu este filme em algum lugar.

Porém, entre os nomes que nos foram remetidos, há pelo menos quatro deles que, de fato, se destacam. E, em respeito ao histórico político desses quatro nomes, fazemos questão de inseri-los em nossa lista inicial.

Poderemos inserir outros nomes depois? Claro que sim. O minasreporter.com não é palanque de candidato algum. Aqui nós não temos torcida. A nossa proposta com essas publicações é pura e simplesmente informar o cidadão, o eleitor, quem são os nomes que pretendem pedir o seu voto para representá-lo nas diferentes instâncias políticas no ano que vem. Porém, é válido lembrar que, embora o minasreporter.com só tenha três anos e meio de existência (começamos nossas atividades em 16 de janeiro de 2014), a SANTHAR, a empresa mantenedora do portal, está no mercado jornalístico regional desde 2002. E eu, David Ribeiro Jr., seu editor, estou nesta profissão desde 1993. Modéstias à parte, já temos alguma experiência na bagagem para não nos deixar levar por picaretas em busca de promoção pessoal.

A seguir passamos a apresentar os quatro novos nomes da nossa lista, em ordem alfabética, para que ninguém nos acuse de privilegiar um nome em relação ao outro.

Maria da Fetaemg

Maria da FETAEMG (Facebook | Reprodução)
Maria da FETAEMG (foto: Facebook | Reprodução)

Maria Alves Souza, ou simplesmente Maria da Fetaemg, como é mais conhecida, é da vizinha cidade de Ouro Verde de Minas, onde nasceu e onde vive, embora tenha trabalhado em outras localidades também, na maioria das vezes atuando para a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FATAEMG), de onde advém o seu apelido — é uma referência; não tem nada de pejorativo. As informações que temos a seu respeito é de que se trata de uma pessoa muito ativa no Partido dos Trabalhadores (PT), e que, de fato, já manifestou a sua intenção em disputar, e que deve, sim, sair candidata à deputada estadual nas eleições do ano que vem.

Maria Helena Costa Salim

Em Teófilo Otoni e região o processo vem sendo conduzido pela diretora da 37ª SRE, Maria Helena Costa Salim (foto: SM Vídeo Produções)
Maria Helena Costa Salim (foto: SM Vídeo Produções)

A educadora Maria Helena Costa Salim é presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Teófilo Otoni e diretora da 37ª Superintendência Regional de Ensino (SRE). Maria Helena ganhou notoriedade política após ter sido presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE) na subseção de Teófilo Otoni. Depois foi secretária municipal de Educação na Administração da ex-prefeita Maria José e candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo empresário Ricardo Bastos, o Ricardo da Emex, em 2012. O minasreporter.com ouviu a educadora pessoalmente, e ela disse que não tem nenhuma pretensão em disputar o cargo. O que ocorre, segundo o que explica, é que muitas pessoas estão pedindo para que se candidate. Mas ela ainda não tomou nenhuma decisão a respeito. Ainda segundo ela o assunto será devidamente debatido pelo diretório do Partido dos Trabalhadores em plenária.

Rodrigo Pechir

Rodrigo Pechir (ASCOM PMTO | Divulgação)
Rodrigo Pechir (ASCOM PMTO | Divulgação)

O ex-secretário municipal de Esportes na Administração do então prefeito Getúlio Neiva, Rodrigo Pechir, é outro nome que está posto para a disputa a um cargo de deputado estadual, ainda mais tendo em vista a sua proximidade com o atual vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fabinho Ramalho, com quem pode até fazer dobradinha na região. Rodrigo Pechir é membro de uma tradicional família de comunicadores (a família é inclusive dona da concessão da Rádio Teófilo Otoni) e ganhou alguma projeção política na última administração depois da sua passagem pela Secretaria Municipal de Esportes. Agora pretende dar voos ainda mais altos e representar o município e a região através de uma vaga no parlamento mineiro.

Semir Rachid Said

Semir Rachid Said (foto: Paraíba)
Semir Rachid Said (foto: Paraíba)

Outro nome que está colocado como pré-candidato a deputado estadual é o do engenheiro Semir Rachid Said (PP), considerado um dos maiores entendedores da política municipal de Teófilo Otoni. Semir ingressou na vida pública através da União Estudantil de Teófilo Otoni. Depois, em 1988, elegeu-se vereador pelo Partido da Juventude com a maior votação do pleito. Em 1992 repetiu a façanha de ser o mais votado daquela eleição. Em 1995 foi presidente da Câmara Municipal, onde se manteve até o ano 2004. Foi, também, secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, e é um homem muito respeitado tanto pelos grupos de direita quanto pelos grupos de esquerda. O minasreporter.com conseguiu falar com Semir antes da publicação desta nova reportagem e ele disse o seguinte: “Sim, os amigos querem que eu dispute. O que eu disse é que o meu nome está posto. Não tenho a pretensão de ser candidato de mim mesmo, mas se o meu grupo acha que este é o momento, e que eu posso ajudar a minha cidade e a minha região a crescer e a se desenvolver, estou à disposição”, explicou.

Pré-candidatos a deputado federal

Como deixamos claro no primeiro texto sobre os pré-candidatos a deputado estadual, que haveria muitos nomes apresentados como pré-candidatos a deputado federal, a lista continua crescendo. A partir de amanhã nos focaremos nesses nomes também.

Aguardem!

Por David Ribeiro Jr.

David Ribeiro Jr. é editor-chefe do Portal minasreporter.com

E-mail: davidsanthar@hotmail.com



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.