— Por David Ribeiro Jr. —
Nos últimos dias tenho ouvido falar em algumas “rodas sociais”, e até em algumas “redes sociais”, que o PSDC — cujo presidente em Teófilo Otoni é o assessor especial do governador Fernando Pimentel para o Vale do Mucuri, Jorge Arcanjo — foi desprestigiado no governo do prefeito Daniel Sucupira por perder a titularidade da Secretaria Municipal de Saúde.
O que dizer a respeito disso?
Bem… em minha opinião, comentários assim não passam de uma grande… mais do que isso, de uma monumental “besteira”.
É uma afirmação tão burra que nem uma resposta merece. Mas, em consideração a algumas pessoas que pediram a minha opinião, vou apenas produzir algumas linhas sobre o assunto.
Em primeiro lugar, o PSDC não perdeu a Secretaria Municipal de Saúde. Foi o Dr. José Roberto Correa, que também é vice-prefeito, quem quis sair. Ninguém o pressionou; ninguém o forçou a nada; ninguém sequer sugeriu que ele pedisse o seu afastamento. Foi uma decisão sua, só sua. Basta ler a nota que escrevi a respeito no dia 31 de julho, e que, modéstias à parte, foi referência para outros veículos de comunicação apresentarem a notícia (leia aqui).
Logo no final do primeiro parágrafo eu deixei claro que o Dr. José Roberto Correa pediu exoneração do cargo por “razões particulares”. E, ao que me consta, foi isso mesmo. No segundo parágrafo do texto expliquei até quais eram essas razões particulares. A Secretaria de Saúde o estava absorvendo em demasia, e outros compromissos profissionais e pessoais estavam ficando desassistidos. Ele preferiu se afastar da função de secretário, mas, como também deixei claro no terceiro parágrafo, continua, na condição de vice-prefeito que é, ombreado com o projeto político do prefeito Daniel Sucupira. Ponto!
“Mas não é verdade que o PSDC indicou pelo menos dois nomes para ocuparem a Secretaria no lugar do Dr. José Roberto Correa?”
Sim, é verdade. Pelo menos é o que foi apurado pelo minasreporter.com. E, quer saber?, se eu estivesse à frente do PSDC, teria feito a mesma coisa; também teria indicado nomes, mas ciente de que seriam apenas “indicações”.
Nenhum de nós pode esquecer o óbvio: a decisão dos nomes para ocupar as secretarias municipais é uma atribuição que cabe única e exclusivamente ao prefeito. E Daniel Sucupira, naquele momento, optou por um nome que está mais alinhado com o seu estilo de trabalhar. No início do ano, e do governo, houve quem dissesse até que o secretário Tarcirlei Mariniello seria o “homem forte” do Governo Sucupira. O prefeito Daniel tem demonstrado que, por mais que o secretário Tarcirlei seja, de fato, um dos secretários mais alinhados consigo, é ele, o próprio Daniel, o homem forte do governo. E ponto final.
“E o PSDC?”
O PSDC não ficou desassistido. O prefeito Daniel Sucupira desmembrou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento e entregou a Pasta do Meio Ambiente para o Tenente Baía, que é do PSDC.
“Mas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente não tem o mesmo peso da Secretaria da Saúde”, alguns poderão dizer.
E eu respondo: “E daí?” Quem tem que se preocupar em se projetar na Administração Municipal é o prefeito, e não os secretários. E não vai aqui nenhuma crítica ao PSDC nem tampouco uma defesa ao prefeito Daniel Sucupira. Não tenho procuração para defender o prefeito. E, convenhamos, ele não precisa. Daniel sabe se comunicar muito bem. Já o elogiei antes por isso (leia aqui) e, se neste caso, fosse necessário fazer qualquer tipo de defesa, ele mesmo o faria. Só estou dizendo que algumas pessoas, por não saberem como tecer críticas ao prefeito, começam a “procurar chifre em cabeça de cavalo” e tentar colocar os próprios membros do grupo do prefeito um contra o outro. Que isso é do jogo político, eu sei que é. Mas quem perde é a cidade como um todo, inclusive nós, você e eu.
Veja, na foto abaixo, como o presidente do PSDC de Teófilo Otoni, Jorge Arcanjo, posou satisfeito ao lado do novo secretário Tenente Baía, durante a posse do secretário no gabinete do prefeito:
Jorge sabe que o partido continua prestigiado, sim… aliás, Jorge Arcanjo, ao que me consta, nunca duvidou disso nem colocou isso em xeque. Os intrigantes é que ficam criando factoides em redes sociais para indispor o grupo contra o prefeito.
E agora quero que você veja esta outra foto:
Ela foi registrada durante a abertura da EXPONOR. Eu estava lá e acompanhei pessoalmente o momento em que o prefeito Daniel Sucupira agradeceu a todo o empenho do Dr. José Roberto Corrêa pelos meses em que esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde. E, Daniel, descolado — no sentido positivo da palavra —, como costuma ser, disparou: “Eu tenho certeza de que perdi um secretário de Saúde, mas ganhei de volta meu vice-prefeito”.
Dizer mais o quê?!
Querem arranjar algo para criticar o prefeito? Há muita coisa na cidade que, de fato, merece crítica. Se eu acreditasse que já estivesse na hora de criticar, enumeraria pelo menos uns vinte tópicos aqui de supetão, sem precisar pensar muito a respeito. Mas colocar a equipe do prefeito para brigar internamente é jogo baixo. E os resultados desse tipo de jogo costumam ser ruins para todo mundo.
E, como eu sempre costumo dizer…
Quem viver, verá!