Prefeitura de T. Otoni inaugura Área de Preservação Permanente próxima à EMIMA

Prefeitura de T. Otoni inaugura Área de Preservação Permanente próxima à EMIMA

A APP às margens do Córrego Santo Antônio ganhou paisagem que tende para o lúdico

Exibindo Com o apoio de entidades, Prefeitura inaugura Área de Preservação Permanente nas proximidades de escola municipal.jpg

O que antes era depósito de entulhos tornou-se uma área verde. Este é o cenário visto atualmente à beira do  Córrego Santo Antônio em frente à Escola Municipal Irmã Maria Amália (EMIMA). Em virtude da parceria entre Prefeitura de Teófilo Otoni, Organização Não-Governamental (ONG) Natureza Ativa, vereador João Paulo, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Rotary Club, foi realizado um trabalho de revitalização no local transformado em uma Área de Preservação Permanente (APP). O espaço ganhou gramado, plantas, passarela e decoração em pneus reciclados, trabalho do artesão Albenir Cordeiro, da ONG Natureza Ativa.

Na solenidade de inauguração, representantes das instituições envolvidas se fizeram presentes, além da participação especial de alunos e diretores da EMIMA. O responsável pelo trabalho artesanal na área, Albenir Cordeiro, explicou aos estudantes como transformar materiais inutilizados em arte. “O trabalho que fiz nesta APP, moldando pneus em forma de bichos, pode ser feito em outros lugares da cidade também. Ao mesmo tempo que reutilizamos este tipo de material, revitalizamos uma área ambiental, oferecemos mais segurança e também embelezamos a cidade”, pontuou Cordeiro.

Todas as autoridades foram unânimes em pedir aos jovens que sejam parceiros na preservação da área e, acima de tudo, vigilantes do local. O secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Marcos Franca enalteceu que aquela é uma ação que deve acontecer mais vezes. “As ONGs cumprem um papel essencial e muito importante aqui no nosso município e nossa demanda é de fortalecer e apoiar essas ações. Desde já, estamos abertos a receber sugestões e parcerias para investirmos em novas áreas de preservação na zona urbana da cidade, tão necessárias para que tenhamos um equilíbrio melhor homem-natureza”, salientou Franca.

Um dos alunos fez questão de parabenizar os envolvidos no projeto. “Nós que passamos por aqui diariamente víamos como esta região estava degradada. Agora, este trabalho de revitalização ficou muito bacana, dando outra cara a esta área em frente à nossa escola”, contou o adolescente Willian Alves.

O vereador João Paulo, que também é diretor da Escola Santo Agostinho, manifestou seu desejo em assumir os cuidados da área por meio do Programa Adote o Verde, da Prefeitura. Ele também revelou ter protocolado na Câmara Municipal um projeto que dá nome à área de Natureza Ativa, em homenagem à ONG responsável pelo artesanato no local.  

Ao reforçar o pedido aos alunos que ajudem a cuidar daquela APP, o prefeito Daniel Sucupira lembrou-lhes também quanto à atenção com os rios e córregos. “Logo ao lado desta APP temos um córrego bastante poluído, mas que ainda mantém vida através das espécies que vivem nele. O meio ambiente pode ser melhor se cada um de nós cuidarmos, evitando jogar lixo e o esgoto de nossas casas nas redes fluviais”, lembrou o prefeito.

(Fonte: ASCOM PMTO)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.