Em Timóteo, Prefeitura divulga primeiro caso confirmado de coronavírus

Em Timóteo, Prefeitura divulga primeiro caso confirmado de coronavírus

Caso ainda não consta no boletim da Secretaria de Estado de Saúde; segundo município, mulher apresentou sintomas no dia 13 de março e procurou atendimento no dia 17. ‘Não temos outra alternativa a não ser ficar em casa, em isolamento’, diz Prefeito

A Prefeitura de Timóteo confirmou neste sábado (21) o primeiro caso de coronavírus na cidade. A informação foi divulgada pelo Prefeito e Secretário Municipal de saúde pelas redes sociais. De acordo com o comunicado, trata-se de uma mulher que começou a apresentar sintomas no dia 13 de março e procurou atendimento médico no dia 17. O caso ainda foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal, outros 35 casos suspeitos estão sendo investigados neste sábado (21), e dois casos foram descartados. Apenas 11, aparecem no último boletim do estado. Divergências entre os números divulgados podem ser notadas devido ao aumento significativo do volume de notificações e aos processos estabelecidos por cada órgão

Segundo a Prefeitura, será mantido sigilo sobre a paciente, que está sendo acompanhada pela equipe de saúde, juntamente com os familiares. Nessa sexta-feira (20), a Prefeitura publicou um decreto determinando que estão suspensas por 30 dias as atividades do comércio varejista e de prestação de serviços.

O prefeito Douglas Willys (PSB) fez um apelo para que os moradores cumpram a determinação. “Ressaltamos a necessidade de continuar com todas as medidas que já estamos tomando desde a última semana e reforçamos a questão do isolamento social, ainda mais já tendo essa confirmação. Peço que todos cumpram as determinações, não temos outra alternativa a não ser ficar em casa, em isolamento”, disse o prefeito pelas redes sociais.

O Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Morais, destacou o momento como um cenário de guerra. “Estamos no enfrentamento de uma guerra e solicitamos que a população faça a sua parte. O momento é de prevenirmos as aglomerações e qualquer contato direto e desnecessário. Precisamos contar com a participação de todos”.

Suspensão dos serviços

A Prefeitura de Timóteo publicou um decreto determinando a suspensão atividades do comércio varejista e de prestação de serviços. Os estabelecimentos relacionados à saúde e aos gêneros alimentícios são exceção.

Quais os serviços são exceção

Enquadram nesses serviços essenciais como: Padarias, lanchonetes, farmácias, drogarias, incluindo de manipulação e comércio de insumos de saúde; lojas de ração e cuidados a animais; postos de combustíveis; distribuidoras de gás de cozinha e água mineral e oficinas mecânicas. É recomendável que esses estabelecimentos promovam, caso seja possível, rotina de rotatividade/revezamento entre os funcionários para reduzir o número de pessoas nos estabelecimentos.

Quais os serviços estão suspensos

Está mantida a suspensão das atividades de academia, centro de ginástica, estúdios esportivos; reuniões, cultos, celebrações, clubes, saunas, quadras, campos desportivos e eventos culturais. A aglomeração de pessoas em capelas e cemitérios está limitada à presença de familiares no momento do sepultamento. As atividades de bares, botecos e similares também estão suspensas. Caso possam fazer entregas em domicílios, a sugestão é que adotem essa prática.

No caso de instituições financeiras, bancos, casas lotéricas deverão adotar medidas de não aglomeração e evitar filas, mantendo distanciamento mínimo de dois metros entre si.

Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1

(Com informações de Marina Pereira – G1 Vales de Minas)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.