Com Lula preso, PT leva bloco de carnaval ao centro de BH para lançar candidatura

Com Lula preso, PT leva bloco de carnaval ao centro de BH para lançar candidatura

Lançamento do petista para o Palácio do Planalto ocorre pela segunda vez. Em fevereiro, o ex-presidente esteve na capital mineira para este fim

O bloco Ai que saudade do meu ex vai animar o ato na Praça Afonso Arinos – Foto: Ricardo Stuckert

O PT de Minas Gerais fará uma batucada nos arredores da Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena neste domingo (27) para promover mais um lançamento da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Belo Horizonte. Desta vez sem a presença do pré-candidato, que está preso em Curitiba, o evento vai reunir a militância de esquerda terá um bloco de carnaval. 

O ato em tom festivo faz parte de um movimento nacional, que ocorrerá em todos os estados, de acordo com o partido.

Quando ainda não havia sido preso pela Operação Lava-Jato, Lula esteve em Belo Horizonte no dia 21 de fevereiro. Na ocasião, o PT fez o primeiro ato de lançamento de sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto e Lula repetiu o discurso que vem fazendo, de que a Justiça atuou para tirá-lo da disputa presidencial com o processo da Lava-Jato.

Sem plano B

“O evento faz parte de uma programação do PT nacional. A ideia é dizer que não tem plano B, o Lula é o nosso candidato”, afirmou a presidente do PT mineiro, Cida de Jesus. 

Segundo a dirigente, a reafirmação do nome de Lula como pré-candidato do partido ocorre por causa dos “boatos” de que o partido poderia lançar outro nome ou se aliar a alguém da esquerda.

Nos bastidores, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) vem sendo apontado como um possível nome capaz de levar o apoio do PT. Questionada sobre isso, Cida de Jesus não descartou, mas disse que tal articulação só ocorreria em um segundo turno. “No segundo turno é óbvio que as esquerdas vão sentar e discutir, mas agora não tem outra opção”.

A dirigente do PT disse acreditar na confirmação da candidatura de Lula, mesmo ele tendo uma condenação em segunda instância, o que lhe tornaria impedido de concorrer pela Lei da Ficha Limpa. “Acreditamos que o TSE vai compreender que o Lula é um preso político. Foi uma prisão injusta e não tem provas até agora, está preso por um triplex que não está no nome dele”, afirmou. Até o momento, a estratégia do partido é registrar a candidatura e entrar com sucessivos recursos durante a campanha.

Ai que saudade do meu ex

Enquanto isso, os petistas estão convidando a militância para a batucada “eu sou Lula”, que se concentrará a partir das 9h deste domingo na Praça Afonso Arinos, no Centro de BH. “E vai ser ao ritmo de batuque, com a presença do Bloco “Ai, que saudade do meu ex!”: a Batucada “Eu sou Lula” vai dar um colorido diferente à Feira de Artesanato da Afonso Pena”, convida a legenda.

Questionada sobre como o ato seria recebido, Cida de Jesu disse acreditar que a maioria das pessoas “que acredita que a democracia está em risco e teme pelos direitos retirados” vá participar com alegria.

(Fonte: Juliana Cipriani – Estado de Minas)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.