Cadastro escolar na rede estadual tem prazo de inscrição prorrogado

Cadastro escolar na rede estadual tem prazo de inscrição prorrogado

Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro pelo site do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem)

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) prorrogou para a sexta-feira (10) o prazo para o cadastramento escolar 2024. De acordo com a secretaria, o objetivo de estender o período de inscrições é para que estudantes e famílias organizem o próximo o ano letivo na rede pública de ensino.

Para garantir a vaga, pais ou responsáveis, ou ainda o estudante maior de 18 anos, devem realizar as inscrições, exclusivamente, pela internet, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).

As famílias que não têm acesso à internet podem procurar qualquer escola da rede estadual ou uma escola municipal das cidades que aderiram ao cadastro do Sucem. Neste ano, a renovação da matrícula para quem já estuda na rede estadual é automática. Segundo a secretaria, atualmente o estado tem 1,6 milhão de alunos registrados.

Quem pode participar?

*O estudante que pretende entrar na rede pública de ensino ou aquele que deseja mudar de escola em 2024;

*alunos matriculados em escola pública que não terá o nível de ensino ou ano de escolaridade a ser cursado pelo estudante no ano que vem;

*aqueles que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Vale lembrar que, para ingresso na EJA, é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

Como se inscrever?

Para realizar a inscrição, a pessoa responsável pelo estudante deve acessar o site e informar os seguintes dados:

Nome completo
Data de nascimento
Endereço
Número da carteira de identidade do aluno
CPF do aluno (se possuir)
Filiação ou nome do responsável legal

De acordo com a SEE-MG, aqueles que não têm acesso à internet poderão comparecer às escolas estaduais e/ou municipais para realizarem a inscrição.

(Fonte: G1 Minas)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.