
— Da REDAÇÃO
O pastor Erton Carlos Köhler, natural de Caxias do Sul (RS), foi escolhido novo presidente da Associação Geral da Igreja Adventista do 7º Dia durante a 62ª Sessão da Assembleia Geral, realizada em St. Louis, nos Estados Unidos da América.
Pela primeira vez desde sua fundação em 1863, a Igreja Adventista elegeu um brasileiro para ocupar o mais alto cargo de liderança mundial da denominação. Nenhum sul-americano ascendeu ao posto antes.
Marco histórico para a igreja global
A eleição de Köhler representa um marco histórico não apenas para o Brasil, mas para toda a comunidade lusófona e sul-americana. Com mais de 23 milhões de membros em 212 países, a Igreja Adventista é uma das maiores denominações protestantes do mundo. A escolha do novo presidente foi feita por mais de 2.800 delegados, com ampla maioria de votos favoráveis.
Teófilo Otoni comemora
Os Adventistas do Sétimo Dia em Teófilo Otoni comemoraram a eleição. Teófilo Otoni (que tem aproximadamente quatro mil adventistas autodeclarados) é onde foi fundada a primeira igreja da denominação em Minas Gerais, e a segunda do Brasil. Trata-se da igreja localizada na comunidade do Alto São Jacinto.

Renovação da Identidade Adventista
Muitos analistas entendem que, com a eleição de Köhler, a Igreja Adventista dá um importante passo para renovar a sua identidade no Século 21. O Pr. Erton desempenhou esse papel muito bem ao contribuir para abrir a Igreja para os novos tempos quando esteve à frente da instituição na América do Sul. Ele deu muito mais incentivos às missões missionárias lideradas pelos jovens (projeto Calebe), maior visibilidade ao Clube de Desbravadores, mais investimento ao Canal Novo Tempo, tornando-o muito mais moderno, além de ter criado programas como Impacto Esperança (de distribuição gratuita da literatura da igreja) e Rompendo o Silêncio (que combate o abuso e a violência doméstica). Em função dessa sua característica mais focada em tornar a igreja moderna na América do Sul, muitos viam Erton Köhler como a pessoa certa para fazer o mesmo pela Igreja mundo afora.
Compromisso com a missão
Em seu discurso de aceitação, Köhler destacou sua confiança em Deus e no papel missionário da igreja: “Antes de qualquer outra palavra, quero dizer que sigo adiante renovado na minha confiança no Senhor e na igreja”, declarou, citando texto do profeta Isaías no capítulo 41:10.
Trajetória e formação
Formado em Teologia e mestre em Teologia Pastoral pela Universidade Adventista do Brasil, Köhler tem uma longa trajetória de liderança. Já atuou como pastor distrital em São Paulo, diretor do Ministério Jovem em diversas regiões do Brasil e da América do Sul, e foi presidente da Divisão Sul-Americana da igreja a partir de 2007.
Vida Pessoal
Köhler, nascido em 1968, é casado com Adriene Marques, enfermeira, e o casal tem dois filhos. Atualmente, ele reside nos Estados Unidos, onde continuará exercendo suas funções a partir da sede mundial da igreja em Silver Spring, Maryland.
O que representa
A eleição de Erton Köhler é vista como um reconhecimento da força e do crescimento da Igreja Adventista na América do Sul e um passo significativo para a representatividade global dentro da denominação.