Bebê de 100 minutos é doador de órgãos mais jovem na Grã-Bretanha

Bebê de 100 minutos é doador de órgãos mais jovem na Grã-Bretanha

Por Mary Ribeiro

Teddy (à esq. de seu irmão Noah) viveu por apenas cem minutos
Teddy (à esq. de seu irmão Noah) viveu por apenas cem minutos

Um bebê recém-nascido, que viveu por menos de duas horas, se transformou no doador de órgãos mais jovem da Grã-Bretanha.

Médicos da Hospital da Universidade do País de Gales, em Cardiff, fizeram uma cirurgia inovadora apenas três minutos depois da morte de Teddy Houlston, no dia 22 de abril de 2014.

Os rins do bebê foram então transplantados e salvaram a vida de um adulto em outra cidade britânica, Leeds. Os pais de Teddy, Mike Houlston e Jess Evans, disseram que queriam que as pessoas conhecessem o filho.

“Temos tanto orgulho dele”, disseram os dois.

“Ele viveu e morreu como um herói. É impossível explicar o orgulho que sentimos dele”, disse Mike Houlston em entrevista ao jornal britânico Daily Mirror.

Os médicos ofereceram ao casal a opção de um aborto, mas Jess não quis. “Pensamos que mesmo se tivéssemos um momento com ele, ou dez minutos ou uma hora, aquele tempo seria a coisa mais preciosa para nós”, disse.

Enquanto a gravidez avançava, o casal decidiu que doaria os órgãos de Teddy.

Em entrevista à BBC Houlston afirmou que, inicialmente, eles foram informados de que não seria possível fazer um transplante, pois isto nunca tinha sido tentado antes.

Mas o casal ouviu com alegria a notícia de que o transplante dos órgãos do bebê foi bem-sucedido.

Jess Evans afirmou que o sucesso do transplante ajudou a família durante o luto.

“Saber que ele foi capaz de fazer este bem, um bem maior do que a maioria de nós fará em uma vida inteira – é impressionante como nos orgulhamos dele”, disse.

“Ele é ainda parte de nossa família hoje, falamos dele todos os dias, nossos filhos falam dele, nossas famílias falam, sempre nos lembramos dele, ele está conosco o tempo todo”, acrescentou.

Fonte: Saúde 



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.