Balanço da PM aponta queda nos homicídios em Valadares e mais 11 cidades do Leste de Minas

Balanço da PM aponta queda nos homicídios em Valadares e mais 11 cidades do Leste de Minas

De acordo com os números divulgados, número de homicídios caiu 15,9% de 2017 para 2018; 90 casos foram registrados, a menor incidência da década, segundo a polícia

A Polícia Militar divulgou, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (4), os números de crimes graves registrados em Governador Valadares e outras 11 cidades do Leste de Minas. Pelo balanço, houve uma queda no número de homicídios registrados na região dos 12 municípios. Em 2017 foram 107 homicídios contra 90 em 2018, um decréscimo de 15,9% nestes casos, o menor número da década, segundo a PM.

Tenente Coronel Fausto Machado detalhou os números de crimes violentos registrados pela PM na região — Foto: Rafaela Ramos/InterTV dos Vales

Para o tenente coronel Fausto Machado, as ações da PM impactaram positivamente na diminuição do número de homicídios na região. “A instalação das oito bases de segurança comunitária, as 16 motos, implementando o policiamento em diversos setores, o incremento do policiamento nos aglomerados onde há conflitos entre gangues juvenis, a atuação da inteligência policial, todo esse conjunto de ações que nós estamos dificultando que os autores motivados a cometer homicídios, consigam seu intento”.

Além de Valadares, o balanço inclui ocorrências nos municípios de Alpercata, Capitão Andrade, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Itanhomi, Marilac, Mathias Lobato, Periquito, Sobrália e Tarumirim. O balanço cobre uma população de 361.893 pessoas.

Preocupação com os jovens

Apesar da diminuição dos crimes de homicídio, apenas 37 destes casos foram solucionados. Outra preocupação da PM é com o alto número de apreensões de adolescentes infratores na região. Foram apreendidos 677 menores no ano de 2018, número que é considerado alto pela corporação.

“A capacidade do centro socioeducativo é de 80 internações e a gente percebe que normalmente, quando a Polícia Militar apreende o menor é por fatos graves, atos infracionais que se assemelham a crimes violentos, atos que se assemelham ao roubo, ao homicídio, que são casos de internação. A reiteração por parte de adolescentes por atos infracionais têm sido uma constante em Governador Valadares”, explicou o tenente coronel.

Além da menor taxa de homicídios consumados da década, o balanço divulgado pela Polícia Militar traz outros números considerados positivos. Os roubos consumados diminuíram 14,7% e os crimes violentos tiveram redução de 11,7%, de 2017 para 2018.

(Fonte: G1 Vales de Minas Gerais)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.