
“Uma noite de muita pompa, mas também de muita emoção!” É assim que se pode resumir e definir a solenidade de inauguração da nova sede administrativa da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Teófilo Otoni, ocorrida na noite da última segunda-feira (08/09).
O evento contou com a presença de inúmeras lideranças e autoridades empresariais, civis e militares, além de associados em geral da entidade, que representa a classe empresarial como um todo.
Presidente Emocionado
Em seu pronunciamento, o presidente da ACE, Ricardo Bastos Peres, fez um discurso emocionado no qual contou a todos os presentes um pouco da história do prédio. Há cerca de dez anos, houve uma concessão do terreno por parte da Prefeitura na época do então prefeito Getúlio Neiva. Depois, a concessão precisou ser renovada na Administração do ex-prefeito Daniel Sucupira. Só então a obra teve início real.
Ricardo, ao dizer que “a solenidade de inauguração é só o apogeu dessa história”, se referiu muito emocionado a nomes como Synval Handeri e Dinaldo Teixeira, sócio-fundador da Graffite, que o apoiaram desde o primeiro momento junto com nomes como Neilando Pimenta, Jary Mendonça (que era o presidente até então), Gilson Duque, Romeci Rodrigues e muitos outros.

O Prédio
A nova sede consiste de um magnífico prédio de 3 (três) pavimentos com aproximadamente 800 m² (oitocentos metros quadrados) de área construída, e cujo projeto foi assinado pelo tradicional escritório Cirkel Arquitetura Corporativa, da renomada arquiteta Laura Lage.
O prédio é dotado de uma fachada imponente, quase majestosa, que impressiona já à primeira vista. Por dentro, um projeto arrojado, contemporâneo, bem-planejado e equipado com todas as funcionalidades necessárias para que a ACE, como grande e legítima representante da classe empresarial, possa receber seus associados e, como faz há quase 85 anos, continuar promovendo o desenvolvimento socioeconômico de Teófilo Otoni e região.

No primeiro piso, uma recepção bonita, acolhedora, além de salas extremamente viáveis para os setores Comercial, Marketing, Posto avançado de Conciliação Extraprocessual, o PAPRE, além de outras áreas voltadas ao atendimento público.
No segundo piso fica o setor administrativo com uma moderna sala da Presidência, Gerência, rol da diretoria e uma espaçosa sala de reuniões para os encontros dos diretores e conselheiros, além da Galeria dos Ex-Presidentes.
No último piso está quase que uma joia da coroa, pois o auditório da ACE é simplesmente incomparável em todo o Leste de Minas. É simplesmente lindo, agradável, dotado do que há de mais moderno em tecnologias de ponta como acústica estéreo, dois enormes telões em altíssima definição de imagem, aparelhos de TV dispostos pelo espaço que comporta até 200 pessoas sentadas, e com um detalhe: o auditório é completamente acústico. O som pode estar a todo volume lá dentro, e praticamente não será ouvido do outro lado da porta — como, aliás, são todas as salas do prédio.
À chegada do auditório, um espaço para receber os convidados de quaisquer eventos e servir um lanche, coquetel ou um coffee break.
O sistema de refrigeração de todo o prédio não poderia ser diferente. É de última geração e pode tanto atender ao edifício como um todo, bem como cada espaço de forma individual com sistema inteligente de economia de energia.
Veja, abaixo, uma galeria de imagens de alguns ambientes da nova sede:
Inclusão e Responsabilidade Socioambiental
Toda a estrutura foi pensada para ser inclusiva e socioambientalmente responsável. Acesso a todos foi mais do que uma preocupação, foi uma verdadeira obsessão, com rampas amplas e espaçosas logo na chegada, além de elevadores modernos com capacidade média para 8 pessoas.
Por ser considerado um prédio inteligente, todo controlado por sistemas automáticos, está adaptado para economizar energia.
A Cerimônia
A solenidade oficial começou em grande estilo desde à chegada dos convidados, que eram recebidos ao som do renomado saxofonista Hernán Santibañez, e já dispunham de um de aperitivos de entrada até à solenidade começar.
A cerimônia foi marcada pela apresentação da banda de música da Polícia Militar, que também apresentou o Hino Nacional. A abertura foi feita pelo próprio presidente Ricardo Bastos Peres, e em seguida conduzida pelo mestre de cerimônias David Ribeiro Jr., que é editor do MINAS REPÓRTER, e também é diretor da ACE.



Pronunciamentos
Fizeram uso da palavra o secretário municipal de Governo, Melquisedeque Gomes, representando o prefeito Fábio Marinho dos Santos; o vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas), Wander Luís Silva, que representou a entidade; o presidente da Câmara Municipal, vereador Ugleno Alves; e o próprio presidente da ACE, Ricardo Bastos.
Homenagens
Ainda durante a solenidade, várias personalidades foram homenageadas em reconhecimento à sua participação em todas as fases da obra:
Tião da Jhiane, o Grande Homenageado
A maior de todas as homenagens da noite foi dada ao empresário Sebastião Ribeiro de Souza, o Tião da Jhiane, vice-presidente da ACE, cujo nome foi dado como designativo do prédio. A homenagem foi uma surpresa, ainda mais por se tratar de uma homenagem em vida. No momento em que foi anunciado o nome do homenageado, todo o público presente se emocionou e aplaudiu de pé a justa e merecida a homenagem a esse empreendedor cuja trajetória quase que se confunde com a recente história do comércio local.




Enquanto as visitas iam acontecendo, quem estava do lado de fora pôde degustar um delicioso coquetel servido pelo restaurante Pimenta de Cheiro enquanto curtia o show contagiante do cantor Rafael Rocha.
Veja, no slideshow abaixo, alguns momentos e cliques feitos durante a inauguração:
(Cobertura Fotográfica: PARADISE).






