Apagão pós chuva deixa Governador Valadares sem energia elétrica, água e sinal de telefonia

Apagão pós chuva deixa Governador Valadares sem energia elétrica, água e sinal de telefonia

Temporal destelhou casas, derrubou árvores e postes. Não houve feridos, mortos ou desabrigados segundo a Defesa Civil

Transtornos causados pelo temporal — Foto: Fábio Monteiro/Inter TV dos Vales

Um apagão atingiu Governador Valadares depois de uma tempestade na cidade nesse sábado (20). Mais de 50% dos moradores ficaram sem energia elétrica.

Os estragos foram vistos em toda parte da cidade, árvores caíram, algumas pela raiz, fachadas de estabelecimentos comerciais foram levados pelas rajadas de vento, casas foram destelhadas, postes caíram e pontos de alagamentos em vários locais de Valadares também foram registrados.

O Coordenador da Defesa Civil Adelson Ferreira, informou que até a manhã deste domingo (21), mais de 150 mil pessoas em Governador Valadares estão sem água e energia elétrica. Disse ainda que os estragos estão sendo contabilizados e que não há registros de desabrigados, mortos ou feridos.

Ainda conforme o coordenador, equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) e Cemig estão nas ruas trabalhando na limpeza, rompimento de cabos entre outros transtornos.

A Cemig informou por meio de nota ao g1que trabalha com força máxima para o restabelecimento do sistema elétrico de Governador Valadares após a forte tempestade, acompanhada de ventos de grande intensidade e descargas atmosféricas que atingiu a região na tarde de sábado, com forte impacto na rede de energia do município, ocasionando falta de energia para clientes em diversos pontos da cidade.

Durante a chuva, foram registradas mais de 500 descargas atmosféricas na região de Governador Valadares, além da ventania que atingiu a velocidade de até 75 Km/h. Devido à força do vento, foram registradas quedas de árvores de grande porte, bem como objetos lançados em direção à rede elétrica, como partes de telhados e galhos, que provocaram quebra de postes, curtos-circuitos e rompimentos de cabos.

Segue a nota informando que estes serviços, que representam maior risco à população, estão sendo priorizados. Imediatamente após o início das ocorrências, equipes da companhia iniciaram os trabalhos para o restabelecimento e, neste momento, a empresa atua com uma força tarefa especial, inclusive deslocando profissionais e veículos de outras cidades da região para apoiar no restabelecimento do sistema elétrico da cidade.

A companhia conta com mais de 200 profissionais atuando nos reparos ao longo deste domingo (21/01), entre engenheiros, técnicos e eletricistas  que vão trabalhar, de forma ininterrupta, para o restabelecimento do sistema o mais breve possível. Dessa forma, a previsão é que o restabelecimento ocorra de forma gradativa, até que todos os clientes tenham o serviço normalizado.

SAAE

Sobre a falta de água em várias partes da cidade, o SAAE informou que: Em razão de uma interrupção de energia elétrica, a bomba responsável pelo abastecimento do Vila Rica está desligada, comprometendo assim o fornecimento de água no bairro, neste domingo (21).

Também foram afetados os bairros Jardim Pérola, Kennedy, Fraternidade, Bela Vista e parte do São Cristóvão, Vila Mariana, São Geraldo e Recanto dos Sonhos, Região do Vila Isa (bairros após a ponte do São Raimundo) e do Penha. A Cemig foi acionada pelo SAAE e a previsão é de que o fornecimento de água seja normalizado de forma gradativa após o restabelecimento da energia elétrica.

O SAAE orienta os moradores que economizem água para que ela não falte nos reservatórios domésticos e comerciais. Em caso de necessidade, caminhões-pipa podem ser acionados pelo 115 ou WhatsApp 98451-2184.

(Fonte: Fran Ribeiro – G1 Vales de Minas Gerais)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.