Sobe para 5 o número de mortos após chuvas em Santa Maria de Itabira (MG); uma criança segue desaparecida

Sobe para 5 o número de mortos após chuvas em Santa Maria de Itabira (MG); uma criança segue desaparecida

Foram localizados os corpos de um senhor e duas filhas dele. Cidade foi atingida por alagamentos e deslizamentos de terra após chuva na madrugada de domingo (21); força-tarefa de 120 pessoas realiza assistência aos atingidos, mas número total de afetados ainda não foi contabilizado.

Subiu para 5 o número de mortos após chuvas em Santa Maria de Itabira (MG). Todas as vítimas morreram soterradas após deslizamentos de terra provocados pelo solo encharcado.

Os corpos localizados entre a noite de domingo (21) e a madrugada desta segunda-feira (22) são de um homem e as duas filhas dele, as idades dessas vítimas ainda não foram divulgadas. Além deles, já haviam sido resgatados os corpos de um homem de 39 anos e uma mulher de 42 anos, apenas ela era moradora da zona rural.

De acordo com a Prefeitura, uma criança segue desaparecida no bairro Poção. Os trabalhos de buscas não foram interrompidos durante a madrugada, sendo instaladas luminárias de alta potência para que os bombeiros continuassem os trabalhos.

Após a chuva da madrugada de domingo, não voltou a chover na cidade. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia para esta segunda-feira é de céu com muitas nuvens e possibilidades de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.

Durante a manhã de domingo, o Corpo de Bombeiros divulgou vídeo de uma criança sendo resgatada dos escombros (veja o vídeo abaixo). O menino de 8 anos foi encaminhado para hospital em Itabira, mas não há informações sobre o estado de saúde dele.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a cidade de Santa Maria de Itabira está localizada em um vale e é margeada pelo rio Jirau que, devido às chuvas constantes dos últimos dias, saiu do leito e alagou diversos bairros da cidade. Ainda não foi contabilizado o número total de pessoas atingidas.

Uma força-tarefa de cerca de 120 pessoas atua no atendimento às vítimas. Compõem o grupo 50 militares do Corpo de Bombeiros, além de membros da Defesa Civil, Samu, Polícia Militar, entre outros órgãos.

As equipes de socorro tiveram dificuldade de acesso à cidade no primeiro momento devido à quedas de barreiras na MG-129; cinco pontos de interdição foram identificados, mas a rodovia foi sendo liberada ao longo do domingo.

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros auxiliou no transporte de socorristas para a cidade, e no encaminhamento de duas crianças resgatadas dos locais onde houve deslizamento de terras, além de uma grávida e um homem com parte da perna amputada.

Um hospital de campanha foi montado de forma improvisada na Igreja Matriz da cidade, onde 18 vítimas resgatadas dos alagamentos foram atendidas por equipes do Samu.

Rio Jirau saiu do leito e alagou diversos bairros de Santa Maria de Itabira — Foto: Redes sociais

Governador visitou a cidade

Na tarde deste domingo o governador Romeu Zema sobrevoou Santa Maria de Itabira e esteve em locais atingidos pela tragédia. Ele anunciou apoio do governo estadual para a cidade e o início da distribuição de donativos, como colchões, kits de higiene e de limpeza.

Zema disse ainda que a cidade não tinha histórico de alagamentos como o deste domingo, por isso a Defesa Civil não pôde alertar a comunidade sobre a situação com antecedência.

A Prefeitura informou ainda que está sendo elaborado documento de declaração de estado de calamidade pública, que deve ser publicado nesta segunda-feira. Além disso, já estão sendo feitos contatos com o governo federal para envio de verbas para a cidade.

(Fonte: Tarciane Vasconcelos e Zana Ferreira, G1 Vales de Minas)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.