Empresários promovem carreata em defesa do isolamento vertical em Teófilo Otoni

Empresários promovem carreata em defesa do isolamento vertical em Teófilo Otoni

— Por David Ribeiro Jr. —

TEÓFILO OTONI — Na manhã de hoje (16/04) empresários dos mais diferentes segmentos foram às ruas em uma carreata que visa sensibilizar o poder público municipal a mudar a atual forma de prevenção ao coronavírus adotada na cidade, de isolamento horizontal, para o isolamento vertical. Muitos comerciários, autônomos e outras pessoas prejudicadas pelo fechamento do comércio também aderiram e participaram da carreata.

No isolamento vertical, defendido pelos empresários, copiando o que houve, por exemplo, na Holanda, as pessoas que se enquadram nos grupos de risco ficam em casa, isoladas de verdade, e as demais são liberadas para trabalhar, o que permitiria, por exemplo, a reabertura do comércio, claro que com critérios e ações de prevenção para assegurar a segurança dos colaboradores e dos clientes.

A Prefeitura chegou a acenar com a possibilidade de reabrir o comércio, mesmo que com alguns critérios, no dia 15/04, que seria ontem, portanto. Mas na segunda-feira, 13, a postura foi revista (leia mais aqui) porque, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a rede hospitalar ainda não está pronta para atender a uma eventual pandemia. Agora o prefeito Daniel Sucupira estuda a possibilidade de reabertura na próxima quinta-feira (23), mas ainda não está certa a liberação.

Perto de nós

Governador Valadares, que é uma cidade em que muito se espelha aqui em Teófilo Otoni, já reabriu o comércio de forma flexibilizada, autorizando atendimentos previamente agendados. Lá o Ministério Público apresentou uma ação civil pública contra a medida, pedindo a manutenção do isolamento horizontal, total; mas a Justiça indeferiu e autorizou a flexibilização do comércio.

Veja um pouco mais sobre a carreata de hoje no vídeo abaixo:



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.