O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) marcou eleições suplementares para prefeito em Jacinto (MG) para o dia 8 de março de 2020.
O novo pleito ocorre após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter decidido manter a cassação de Leonardo Augusto de Souza (PRB) e de João Alves Berberino (PP), eleitos em 2016 como prefeito e vice, respectivamente, devido a abuso de poder econômico naquela campanha eleitoral.
Desde setembro 2017 o cargo de prefeito vem sendo exercido pelo então presidente da Câmara, Nadson Lúcio Carvalho (PROS). Ele permanecerá no cargo até que o novo chefe do Executivo seja eleito e empossado.
Prazos
As convenções partidárias para escolha dos candidatos a prefeito serão realizadas entre 29 de janeiro a 2 de fevereiro. O registro das candidaturas precisa ser feito até 6 de fevereiro e, a partir do dia 7 de fevereiro, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral.
Poderão participar da escolha do novo prefeito os eleitores inscritos no município até o dia 9 de outubro de 2019.
Entenda o caso
Leonardo Augusto de Souza e João Alves Berberino (PP) foram condenados em setembro de 2017 por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2016. A cassação se baseou em ilegalidades praticadas por eles, tais como a distribuição de comida no dia da convenção partidária dos investigados e a realização de showmício no distrito de Jaguarão.
(Fonte: G1 Vales de Minas)