— Da Redação
O vereador Gabriel Gusmão (Avante) participou, na condição de vice-presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, da audiência promovida pela Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na manhã de ontem (24/06) para discutir a manutenção do programa Voe Minas, que, através da antiga Codemig, hoje CODEMGE (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais), gerencia voos regulares partindo da capital, Belo Horizonte, para várias cidades do interior do Estado, inclusive para Teófilo Otoni.
Ao minasreporter.com o vereador explicou que há algum tempo está particularmente preocupado com a autoanunciada interrupção dos voos por parte da CODEMGE, que, diante da crise financeira do Estado, alega falta de recursos para a manutenção do programa — embora a linha de Teófilo Otoni, segundo a própria empresa que opera o serviço, seja lucrativa, ou, pelo menos, nunca registrou prejuízo.
“Quando o Governo do Estado anunciou que não manteria mais as linhas do programa Voe Minas, entendi que precisávamos tomar uma atitude urgente”, comentou, ainda, Gusmão, que continuou: “Como nós vereadores não temos a devida jurisdição para deliberar sobre assuntos do Estado, embora evidentemente possamos fazer reivindicações, e até cobranças, entrei em contato imediatamente com o meu amigo, o deputado estadual Gustavo Santana (PR), que, providencialmente, é membro da Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas da ALMG. O deputado, solícito… o que aliás sempre foi muito comum à sua trajetória na vida pública, atendeu imediatamente ao meu pedido e protocolou junto à Mesa Diretora da Comissão, presidida pelo deputado Léo Portela, o requerimento para a realização de uma audiência da comissão para discutir o assunto”.
Para o deputado Gustavo Santana a questão — do encerramento… ou da manutenção do Voe Minas — realmente requer especial atenção das autoridades estaduais. Segundo o deputado, as linhas aéreas que compõem o programa Voe Minas são imprescindíveis para o desenvolvimento socioeconômico de várias das comunidades atendidas… senão de todas. “É claro que nós, os que estamos comprometidos com a questão do desenvolvimento socioeconômico das regiões menos assistidas de Minas, temos procurado manter um canal de diálogo constante com o Governo do Estado para estudar uma opção que seja viável, e não apenas paliativa, para a manutenção dessas linhas aéreas”, ressaltou Santana.
Atendendo ao requerimento do deputado Gustavo Santana, a audiência pública para discutir o assunto foi realizada na manhã de ontem, segunda-feira (24/06). “Essa foi a primeira das audiências que tivemos para discutir o tema, mas, definitivamente, não será a nossa única ação neste sentido. Além dessa audiência, que ocorreu a meu pedido, eu, pessoalmente, junto com alguns dos membros da minha equipe de assessoria, temos trabalhado para encontrar uma solução que, de fato, atenda à comunidade de Teófilo Otoni, como bem provocou o meu colega, o vereador Gabriel Gusmão, mas também as demais cidades do Estado que ficarão desassistidas de uma linha aérea com voos regulares se o programa for realmente cancelado”, finalizou o deputado.
Acompanhe, abaixo, o vídeo, na íntegra, da audiência pública na ALMG: