Fábio Ramalho é candidato a presidente da Câmara dos Deputados — com reais chances de vencer

Fábio Ramalho é candidato a presidente da Câmara dos Deputados — com reais chances de vencer

O deputado federal Fábio Ramalho, do MDB de MG, é vice-presidente da Câmara e candidato à Presidência da Casa (foto: Celio Cezar Studios)

— Por David Ribeiro Jr. —

O deputado federal Fábio Ramalho (MDB/MG), que atualmente é o 1º Vice-Presidente da Mesa Diretora da Câmara e 1º Vice-Presidente do Congresso Nacional, anunciou a sua intenção de disputar a Presidência da Câmara dos Deputados em 1º de fevereiro de 2019 para a próxima legislatura.

Ao compartilhar em sua página do Facebook uma reportagem do Estadão que o apresentava como candidato, Fábio Ramalho reproduziu um trecho da sua fala ao jornal: “Como vice-presidente da Câmara dos Deputados, sou naturalmente candidato a presidente (da Casa) e acredito ter todo o preparo para assumir este cargo”.

Segundo o deputado, hoje a Câmara não tem o protagonismo necessário. Por isso, ele disse que é candidato à Presidência da Casa. “Eu, como vice-presidente, sou natural candidato”, disse Ramalho. “Mencionei a minha candidatura, e ele (Bolsonaro) falou que não veta o meu nome, sou candidato independente”.

O deputado disse ainda que Bolsonaro garantiu que não vai interferir na Câmara. O atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), busca apoio para se reeleger, mas pode encontrar resistência uma vez que seu partido, o DEM, já foi contemplado com três ministérios: Casa Civil, Agricultura e Saúde.

Fábio Ramalho falou que a reforma da previdência será a prioridade no início do governo Bolsonaro, e que tem concordâncias e discordâncias com o texto que está em tramitação na Câmara dos Deputados. “Temos que aprovar uma reforma benéfica para o Brasil”, disse.

Chances reais de vencer

Fontes com bom trânsito nos corredores de Brasília garantem que a candidatura de Fábio Ramalho é pra valer. Essas mesmas fontes insistem em afirmar que ele teria chances reais de vencer a disputa para a Presidência da Câmara.

A estratégia adotada por Ramalho é procurar se encontrar com os deputados novatos para propor a eles uma ampla frente unida para assegurar que tenham espaço na construção das pautas da Casa. Fábio Ramalho estaria, de acordo com nossas fontes, se comprometendo com esses novatos de que não será mais candidato a deputado federal, sendo este o seu último mandato parlamentar na Câmara. Como tem conseguido arrebanhar bastante apoio para o seu pleito, a fonte do minasreporter.com garantiu que no 2º turno da disputa para a Presidência da Casa, Fábio Ramalho já está. “Agora caberá a ele ter jogo de cintura para saber administrar esse favoritismo inicial”, afirmou a nossa fonte.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.