Em clássico regional, Democrata e América TO buscam fugir do Z-2

Em clássico regional, Democrata e América TO buscam fugir do Z-2

Pantera, que joga em casa, em Valadares, está na 10ª posição; Mecão é o último colocado do Mineiro e, se derrotado, pode ser o primeiro a cair no estadual 2017

Expectativa é de casa cheia no Mamudão, para clássico regional (Foto: Reprodução/ TV Globo Minas)
Expectativa é de casa cheia no Mamudão, para clássico regional (Foto: Reprodução/ TV Globo Minas)

O clássico regional entre Democrata e América TO, na noite desta segunda-feira, 3, fechando a penúltima rodada do Campeonato Mineiro, tem ares de decisão. Brigando contra o Z-2, as equipes do Leste de Minas precisam pontuar se quiserem permanecer na elite do futebol mineiro. A partida acontece às 20h30, no estádio Mamudão, em Governador Valadares, e terá acompanhamento em tempo real do GloboEsporte.com.

Os dois times subiram juntos para a primeira divisão do estadual, o Democrata como campeão e o América TO como vice do Módulo II em 2016, e novamente juntas vivem momentos de decisão nas últimas rodas do estadual. No ano passado foram duas vitórias para o Democrata.

Pelo lado do Democrata, a situação é um pouco mais “confortável”. O time é o 10ª colocado, com 7 pontos. Vencendo ou até empatando a partida, se livra de uma vez por todas do rebaixamento, sem precisar da última rodada. A equipe pode até pensar em uma possível classificação à série D.

O time chega nesta 10ª rodada respirando mais aliviado, após vencer a Caldense, fora da casa. Mas, o técnico Márcio Pereira, prega respeito e trabalho forte, para fugir de uma vez por todas do rebaixamento. O comandante destacou como espera ver o time em campo, diante do seu maior rival local.

– O jogo em si já é duro e agora entra este fator [da rivalidade com o América] que as pessoas começam a valorizar muito. A gente tem que saber administrar para que isso não nos prejudique. O pensamento é em não cair, as outras possibilidades vemos depois. 

A situação do rival América TO é mais delicada. A equipe, que vem de derrota para a Tombense, é a última colocada, com três pontos. O time de Teófilo Otoni precisa vencer suas duas últimas partidas do Mineiro, além de depender da combinação de outros resultados, para sair do Z-2.

A semana de treinos foi a primeira chance do técnico Gilmar Estevam de “conhecer a equipe”. Contratado no dia 20 de março, ele teve o primeiro contato com o time já na derrota diante da Tombense. Na semana de preparação, treinos em dois períodos e trabalho intenso. Agora, o técnico espera que a equipe consiga manter a cabeça erguida e buscar o jogo fora de casa.

– Vamos buscar nosso propósito, vencer o Democrata. Temos grande respeito, mas temos de trazer o resultado. Trabalhamos na semana para melhorar, mudar a filosofia. A margem de erro tem que ser 0 em todos os setores do time. Jogamos por duas vitórias.

As duas equipes mantiveram em segredo os jogadores que começam jogando para esta partida decisiva. O América viajou somente nesta segunda-feira, 3, para evitar que os jogadores se desconcentrassem.

DEMOCRATA-GV X AMÉRICA TO – CAMPEONATO MINEIRO – 10ª RODADA
Local: Estádio Mamudão, em Governador Valadares (MG)
Data e hora: 03/04, às 20h30
Provável escalação Democrata-GV: Ramon, Renato Santos (Marcelo Bispo), Alan, Wellington  (Carlão), Moises, Glaydson, Matheus Roldan, Lima, Fredy (Lourival), Andrey, Rafael Tanque. Técnico: Márcio Pereira
Desfalques: O goleiro Luiz Fernando por contusão e Thiago Maia, que se recupera de cirurgia de apendicite.
Pendurados: Matheus Roldan
Suspensos: João Figueiredo e Gérley
Provável escalação do América TO: Marcelo Carné, Gleisinho, Vinícius Gaúcho, Diego Rosa e Emerson; Bruno Barros, Matheus Gonzaga, Geovane e Edinho; Rogélio e Pedrinho. Técnico: Gilmar Estevam.
Desfalques: Sem desfalques
Pendurados: Gleissinho, Marcelo, Emerson e Leandro Cruz
Suspensos: Geovane e Pedrinho (ambos com 3º amarelo)
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (FIFA), Márcio Eustáquio Sousa (CBF) e Marconi Helbert Vieira (CBF).

(Globo Esporte)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.