CREA, IENAM e EMEX promovem curso de desmonte de rochas em Teófilo Otoni

CREA, IENAM e EMEX promovem curso de desmonte de rochas em Teófilo Otoni

O curso, que se estende até o sábado (03/08), é uma necessidade do segmento da engenharia empresarial, e conta com participantes de vários estados do Brasil — inclusive oficiais do Ministério do Exército

Momento em que o presidente da Regional Nordeste do CREA-MG, Engenheiro Ulysses Guimarães, se pronunciou durante a solenidade de abertura do Curso de Desmonte de Rochas

TEÓFILO OTONI — Começou ontem (31/07) o Curso de Desmonte de Rochas voltado à Engenharia — técnica mais conhecida como “blaster” no meio da engenharia empresarial. O curso é uma promoção conjunta da Regional Nordeste de Minas Gerais do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), do Instituto de Engenharia do Nordeste Mineiro (IENAM), com o apoio total e irrestrito da Empresa Mineira de Explosivos (EMEX), e está sendo realizado no auditório do Hotel das Palmeiras (onde há as aulas didáticas), embora estejam previstas aulas práticas em ambientes externos e controlados.

Aproximadamente 50 (cinquenta) participantes de vários segmentos, empresas e instituições participaram do curso

Solenidade de Abertura

No ato de abertura oficial do curso foi promovida uma cerimônia cívica que contou com a participação de autoridades locais e regionais. Ao Centro da Mesa Diretora dos Trabalhos posicionaram-se os presidentes do CREA-MG, Ulysses Guimarães, e do IENAM, Ricardo Andrade. Também foram convidadas as seguintes autoridades e lideranças: o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jonas Boa Ventura Santos, que na ocasião representou o prefeito Daniel Sucupira; o engenheiro químico Rafael Fernandes Peres, que representou a EMEX; o presidente de honra do Instituto de Promoção Artística, Cultural e Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (IPACDEMG), Jorge Arcanjo; o chefe-adjunto da Seção de Fiscalização de Produtos Controlados da 4ª Região do Exército, capitão Roberto da Silva Souza; o comandante da 15ª Companhia de Meio Ambiente da Polícia Militar, Tenente Marco Antônio de Oliveira Santos; o inspetor-chefe da Delegacia Regional de Polícia Civil em Teófilo Otoni, Iramar Lemos Rodrigues.

Importância do Curso

O presidente da Regional Nordeste do CREA-MG, engenheiro Ulysses Guimarães, explicou que o curso é uma das primeiras iniciativas do CREA neste sentido, mas está confiante de que a parceria com o IENAM resultará em muitos outros cursos a serem realizados daqui para a frente.

Por sua vez, o presidente do IENAM, engenheiro Ricardo Andrade, deixou claro que a intenção do Instituto é exatamente ajudar a valorizar a profissão dos engenheiros e transformar o trabalho deste segmento em uma alavanca para o progresso da nossa gente.

A vice-presidente do IENAM, engenheira Dayane Porto, entende que o curso é de vital importância para o ecossistema da engenharia regional, e espera que a parceria entre CREA e IENAM resulte em novas iniciativas tão importantes quanto esta.

O representante da EMEX no evento, Rafael Fernandes, também se pronunciou, ao mesmo tempo em que agradeceu pela parceria com o IENAM e com o CREA, lembrou a história de superação da empresa, e se colocou à disposição de todos os participantes.

Profissionalismo em destaque

A palestra inaugural do curso foi proferida pelo técnico em Mineração Alberto Suski, gerente operacional da EMEX, com anos de experiência em desmonte de rochas, e que falou com bastante propriedade sobre o tema. Segundo ele, o blaster é um dos profissionais mais importantes do segmento de prestação de serviços em detonação, e por isso mesmo precisa ser valorizado.

A palestra inaugural do curso foi proferida pelo Técnico em Mineração Alberto Suski, gerente operacional da Empresa Mineira de Explosivos (EMEX)

O curso segue até o sábado (03/08) quando ocorrerá a solenidade de formatura dos participantes do Curso de Blaster.

Durante a solenidade de abertura: a engenheira Dayane Porto (vice-presidente do IENAM), o médico Cícero Santana, o engenheiro Ricardo Andrade (presidente do IENAM) e o presidente de honra do IPACDEMG, Jorge Arcanjo

(Fonte: EMEX do Brasil)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.